Presidente da Costa Rica pede calma após terremoto

A governante afirmou que a informação oficial indica que a magnitude do tremor foi de 7,6 graus e assegurou que por enquanto não houve registro de mortos ou feridos

San José - A presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, confirmou que o terremoto que atingiu nesta quarta-feira o país foi de 7,6 graus na escala Richter e pediu calma à população.

A governante afirmou em entrevista coletiva que a informação oficial indica que a magnitude do tremor foi de 7,6 graus e assegurou que por enquanto não houve registro de pessoas feridas ou mortas nem de danos materiais graves.

"Pedimos tranquilidade. A partir de agora começamos a receber informes de danos na infraestrutura. Não há danos graves nem perda de vidas humanas reportados até agora", disse a presidente, que está reunida com autoridades do governo e a Comissão Nacional de Emergência (CNE).

Juan Segura, funcionário do Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica (Ovsicori), disse que o terremoto ocorreu no oceano Pacífico a 20 quilômetros de Sámara, na província de Guanacaste, e a uma profundidade de 35 quilômetros. Esta cidade está localizada a cerca de 200 quilômetros de San José.

Segura disse que a magnitude do terremoto foi superior a sete graus e que até o momento foram registradas 25 réplicas com magnitudes superiores aos 3,4 graus.

Fontes da Cruz Vermelha e do Instituto Costarriquenho de Eletricidade confirmaram à Agência Efe que nas zonas próximas ao epicentro postes caíram e comunidades ficaram sem luz. Além disso, estradas e imóveis ficaram danificados.

Canais locais mostraram edifícios e estradas danificados no litoral do Pacífico, enquanto a Cruz Vermelha informou sobre dois desaparecidos na cidade de Nicoya, próximo do epicentro do terremoto. Além disso, moradores enviaram para a imprensa fotos de danos materiais e estradas com rachaduras.

O serviço de telefonia também foi afetado mas restabelecido algum tempo depois do tremor, assim como o abastecimento de água potável. Na capital, San José, o tremor foi sentido com força e provocou a evacuação de alguns prédios

O Serviço Geológico dos Estados Unidos indicou em seu site que a magnitude do sismo foi de 7,6 graus e emitiu um alerta de tsunami, que as autoridades costarriquenhas já descartaram. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.