Presidente da China se reúne com ex-líder de Taiwan

A reunião foi parte dos encontros de Xi com líderes e personalidades estrangeiras dentro das celebrações desta semana pelo 70° aniversário do final da 2º Guerra

Pequim - O presidente da China, Xi Jinping, se reuniu nesta terça-feira com Lien Chan, ex-presidente do Kuomintang (KMT), o partido nacionalista que governa em Taiwan, apesar da rejeição que causou em Taipé a viagem deste último a Pequim.

A reunião, na qual participaram outros taiuaneses não informados pelos meios de comunicação oficiais chineses, foi parte dos encontros de Xi com líderes e personalidades estrangeiras dentro das celebrações desta semana pelo 70° aniversário do final da Segunda Guerra Mundial.

Após o final desse conflito, explodiu a guerra civil entre o governo chinês, controlado pelo KMT, e a guerrilha comunista, que terminou com a vitória desta última em 1949 e a retirada do Kuomintang à ilha de Taiwan.

Nestas celebrações, o governo de Pequim lembrou com mais ênfase o papel das tropas chinesas controladas pelo Executivo do KMT durante a invasão japonesa, após décadas de reivindicação para as forças comunistas do protagonismo na luta de libertação antinipônica.

Xi destacou hoje que a vitória perante o Japão, cuja invasão começou antes da Segunda Guerra Mundial propriamente dita, só foi possível graças ao esforço de toda a nação, incluindo o governo do KMT, segundo informou a agência oficial "Xinhua" sobre a reunião com Lien.

O presidente taiuanês, Ma Ying-jeou e a maioria dos políticos condenaram a participação de Lien nas atividades chinesas, com epítetos de que vão de "inadequada" a "traidora".

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.