Mundo

Presidente chinês explora negócios e investimentos em Cuba

Em encontro com Raúl Castro, Xi Jinping deve firmar vários acordos entre os dois países comunistas

O presidente chinês, Xi Jinping, é recebido em Havana pelo vice-presidente cubano, Miguel Diaz Canel: países devem firmar acordos comerciais (Liu Bin/AFP)

O presidente chinês, Xi Jinping, é recebido em Havana pelo vice-presidente cubano, Miguel Diaz Canel: países devem firmar acordos comerciais (Liu Bin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2014 às 15h47.

Havana - O presidente chinês, Xi Jinping, inicia nesta terça-feira as atividades de sua visita de dois dias a Cuba, com o objetivo de transformar a China no grande investidor na ilha, além de seu segundo maior parceiro comercial e principal fonte de créditos.

"Esta visita cumprirá com os propósitos de fomentar a amizade, aprofundar a confiança mútua, ampliar a cooperação e impulsionar o desenvolvimento, abrindo uma nova etapa de cooperação amistosa de benefício mútuo entre China e Cuba", disse Xi, que está desde segunda-feira à noite em Havana.

Em encontro com Raúl Castro, Xi deve firmar vários acordos entre os dois países comunistas. Cerca de 50 empresários chineses exploraram na segunda-feira as oportunidades de negócios na ilha, atraídos pelas novas vantagens oferecidas por Cuba aos investimentos estrangeiros e pela futura zona franca de Mariel, 45 km ao oeste de Havana.

"Queremos que os empresários chineses invistam em Cuba e que se associem às empresas cubanas", disse Déborah Rivas, diretora-geral de Investimentos Estrangeiros de Cuba.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaChinaCubaXi Jinping

Mais de Mundo

Trump critica democratas durante encontro com Netanyahu na Flórida

Milei diz que a Argentina apoia o povo venezuelano em sua 'luta pela liberdade'

Venezuela fecha fronteiras terrestres e barra entrada de avião com ex-presidentes do Panamá e México

Por que Kamala Harris é 'brat' — e como memes podem atrair o voto dos jovens e da geração Z

Mais na Exame