Mundo

PP espanhol anuncia ações contra acusações de corrupção

O partido do premiê espanhol anunciou que entrará com ações na justiça contra as acusações


	Mariano Rajoy: o premiê é acusado de receber pagamentos ocultos, o que ele nega
 (Andrea Comas/Reuters)

Mariano Rajoy: o premiê é acusado de receber pagamentos ocultos, o que ele nega (Andrea Comas/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2013 às 12h05.

Madri - O Partido Popular (PP) da Espanha anunciou nesta segunda-feira que entrará com ações na justiça contra acusações ou publicação de informações sobre supostas irregularidades em sua contabilidade.

Em entrevista coletiva, o vice-secretário-geral de Organização do PP, Carlos Floriano, afirmou que as ações podem afetar até mesmo o ex-tesoureiro do PP Luis Bárcenas, a quem são atribuídas folhas de contabilidade manuscritas sobre supostos pagamentos ocultos a dirigentes do partido, incluindo o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy.

Essas folhas de contabilidade foram publicadas no domingo pelo jornal "El País" um dia depois de o próprio Rajoy ter negado as acusações de que supostamente recebeu pagamentos ocultos.

Após se reunir com os secretários gerais do partido nas diversas comunidades autônomas, Floriano explicou aos jornalistas que os serviços jurídicos do PP concluíram que poderão empreender estas ações legais, embora ainda esteja para ser decidido se o farão pela via penal ou civil.

Floriano, que reiterou que em seu partido não há nenhuma irregularidade, ressaltou que o PP não vai tolerar que se questione a atuação do partido com as informações publicadas sobre a comissão de supostas ilegalidades em suas contas.

Por sua vez, a Executiva Federal do partido socialista (PSOE) - o maior na oposição - aprovou hoje a exigência de seu secretário-geral, Alfredo Pérez Rubalcaba, para que Rajoy renuncie, por considerar que este "está atado" aos casos de corrupção. 

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsCorrupçãoEscândalosFraudesJustiçaEspanha

Mais de Mundo

Serviços de saúde enfrentam dificuldades para atender afetados por terremotos na Venezuela

Onda de calor na França: mais de 90 pessoas morreram afogadas desde 19 de junho, diz autoridade

Tarifas ao Brasil podem afetar fabricação de carros da Tesla, diz empresa

Bauducco pede aos EUA que panetones fiquem fora do tarifaço