Mundo

População britânica terá aumento de 9,7 milhões em 25 anos

Durante os próximos 25 anos, o número de pessoas que viverão neste país crescerá aproximadamente equivalente à atual população da Suécia


	Reino Unido: por outro lado, segundo suas projeções, a sociedade britânica continuará envelhecendo
 (Getty Images)

Reino Unido: por outro lado, segundo suas projeções, a sociedade britânica continuará envelhecendo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2015 às 09h25.

Londres - A população do Reino Unido aumentará em 9,7 milhões de pessoas nos próximos 25 anos, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS).

Esta organização explicou que mais de dois terços do aumento projetado, ao passar de 64,6 milhões de pessoas registradas em meados de 2014 a 74,3 milhões em 2039, se deverá à migração líquida e ao impacto indireto da taxa de natalidade.

Segundo esta última projeção, durante os próximos 25 anos o número de pessoas que viverão neste país crescerá aproximadamente equivalente à atual população da Suécia.

A ONS, que divulga estes dados a cada dois anos, também estimou que a população no Reino Unido alcançará 70 milhões antes de meados de 2027 e crescerá 4,4 milhões -o mesmo número de pessoas que conformam hoje o tamanho da Irlanda- na próxima década até chegar a 69 milhões em 2024.

Por outro lado, o citado escritório indicou que, segundo suas projeções, a sociedade britânica continuará envelhecendo, e que uma de cada 12 pessoas terá 80 anos ou mais antes de 2039.

O diretor de análise social da ONS, Guy Goodwin, apontou hoje aos meios de comunicação britânicos que "o crescimento (no Reino Unido) irá a uma taxa mais rápida do que as que vimos anteriormente, principalmente devido ao impacto direto da migração internacional e ao impacto indireto da imigração".

"Apesar disto, a população também será mais velha, pois aqueles que nascem pouco tempo depois da Segunda Guerra Mundial e durante o 'baby boom' dos anos 60 serão os maiores e alcançarão a idade de aposentadoria respectivamente", indicou.

Este especialista acrescentou que "o número de pessoas de 80 anos e de mais idade se multiplicará ao longo dos próximos 25 anos".

Dentro da Europa, só Luxemburgo, Bélgica e Suécia experimentarão altas maiores, embora essas projeções se baseiem em números que foram recopiladas antes da atual crise migratória.

Acompanhe tudo sobre:EuropaONSPaíses ricosReino UnidoTaxa de natalidade

Mais de Mundo

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global

Guerra na Ucrânia chega aos mil dias à espera de Trump e sob ameaça nuclear de Putin

Eleição no Uruguai: disputa pela Presidência neste domingo deverá ser decidida voto a voto