Mundo

Ponta e Iohannis disputarão presidência da Romênia

A apuração definitiva das eleições confirmou que o premiê Victor Ponta e o candidato Klaus Iohannis disputarão o segundo turno da presidência

Fotos dos candidatos à presidência da Romênia, o primeiro-ministro Victor Ponta (E) e Klaus Iohannis (Bogdan Cristel/Reuters)

Fotos dos candidatos à presidência da Romênia, o primeiro-ministro Victor Ponta (E) e Klaus Iohannis (Bogdan Cristel/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2014 às 11h41.

Bucareste - A apuração definitiva das eleições presidenciais na Romênia confirmou nesta segunda que o primeiro-ministro social-democrata, Victor Ponta, e o candidato liberal, Klaus Iohannis, disputarão o cargo no segundo turno no próximo dia 16.

De acordo com o Escritório Eleitoral Romeno, Ponta alcançou uma clara vitória ao obter 40,44% dos votos, enquanto seu principal oponente conseguiu 30,77%. Fora da corrida eleitoral ficaram outros três candidatos, entre eles Popescu-Tariceanu, cujo nome foi cogitado como substituto de Ponta à frente do Executivo, caso o primeiro-ministro ganhe a presidência.

Ponta lançou hoje o primeiro movimento eleitoral ao insinuar que Ioannis, membro da minoria alemã da Romênia, não é romeno e afirmar que recebe ordens de outros países.

A participação no pleito de ontem foi do 53,16%, um ponto percentual a menos do que nas eleições presidenciais há cinco anos.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaEleiçõesRomênia

Mais de Mundo

Irã anuncia que terá negociações com os EUA nesta sexta-feira em Omã

Trump diz que líder supremo do Irã 'deveria estar muito preocupado'

Trump fala em 'toque mais suave' na política de imigração após crise em Minneapolis

Setor privado dos EUA cria menos empregos que o esperado em janeiro