Polícia de NY pede desculpa por prisão de James Blake

O comissário da polícia pediu desculpas ao ex-tenista norte-americano, que foi preso depois de ser identificado erroneamente como um suspeito de cometer fraude

Boston - O comissário da polícia de Nova York, William Bratton, pediu desculpas nesta quinta-feira ao ex-tenista norte-americano James Blake, que foi preso depois de ser identificado erroneamente como um suspeito de cometer fraude, e disse que estava preocupado com a força usada.

Blake, que é negro, foi cercado por seis policiais à paisana do lado de fora de um hotel na região de Midtown Manhattan, na quarta-feira, enquanto esperava um carro para levá-lo ao Aberto dos EUA. Um dos policiais agrediu o homem de 35 anos antes de algemá-lo.

O incidente envolvendo um atleta bem conhecido reavivou dúvidas sobre excesso de força policial, depois que uma série de assassinatos de homens negros desarmados cometidos pela polícia dos EUA levou a violentos protestos.

"Eu falei com o senhor Blake há pouco tempo e pedi desculpas pessoalmente pelo incidente de ontem", disse Bratton em comunicado. "Blake indicou que está disposto a comparecer à delegacia enquanto nossa investigação continua." Bratton afirmou a repórteres mais cedo que o policial que abordou Blake foi deslocado para atividades internas enquanto o departamento avalia o incidente.

"Eu tenho preocupações com a abordagem", disse Bratton, acrescentando que assistiu a um vídeo da prisão. "A preocupação que tivemos: a força usada foi adequada? E a avaliação inicial - acreditamos que pode não ter sido", acrescentou.

A polícia disse que Blake, que já foi o quarto do ranking mundial, havia sido erroneamente identificado por uma testemunha como um suspeito em um caso de fraude.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.