Mundo

Petrobras começa a produzir em Baleia Franca nesta quinta

O poço do pré-sal deve produzir, inicialmente, cerca de 13 mil barris de petróleo por dia

petrobrasseguranca_460-jpg.jpg (.)

petrobrasseguranca_460-jpg.jpg (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

São Paulo - A Petrobras vai começar a produzir, a partir de amanhã, o primeiro óleo da camada pré-sal do campo de Baleia Franca, localizado a cerca de 85 quilômetros da cidade de Anchieta (ES), na Bacia de Campos. De acordo com a estatal, as acumulações do pré-sal do campo de Baleia Franca foram descobertas em dezembro de 2008.

O poço do pré-sal de Baleia Franca começará a produzir cerca de 13 mil barris de petróleo por dia (bpd). O petróleo é leve, estimado em 29 graus API. A previsão da Petrobras é de que o poço atinja a capacidade máxima, de 20 mil bpd, ainda em 2010. A produção será iniciada por meio da conexão da plataforma (FPSO) Capixaba ao poço 6-BFR-1-ESS. O FPSO Capixaba é afretado para a Petrobras pela empresa SBM e operava anteriormente no Campo de Golfinho. "Para aproveitar a oportunidade de antecipação de produção dos Campos de Cachalote e Baleia Franca, foi realizada uma adaptação na planta de processo da plataforma para viabilizar a instalação no Parque das Baleias", esclarece a companhia, em comunicado.

Ainda de acordo com a estatal, o projeto adotará tecnologias pioneiras, concebidas para operar nas condições geológicas do pré-sal. Entre elas, novos modelos de risers flexíveis (tubulações para o escoamento de petróleo que ligam o poço à plataforma) e novas soluções tecnológicas para colocar os poços em produção (completação). "O uso dessas tecnologias permite a melhoria da eficiência operacional e representa um novo passo no desenvolvimento dos reservatórios do pré-sal. "

O FPSO faz parte do Projeto de Desenvolvimento Integrado de Cachalote e Baleia Franca e permite a interligação dos dois campos. A plataforma já produz desde maio deste ano no pós-sal do Campo de Cachalote, por meio do poço 7-CHT-5HA-ESS, localizado a 5 quilômetros de Baleia Franca, e desde junho de 2010 no poço 7-CHT-7HP-ESS, com uma produção total de 44 mil bpd. Até o fim do ano, está previsto que a plataforma seja interligada a um total de nove poços, segundo a Petrobras. O pico de produção está programado para ocorrer em dezembro de 2010, com expectativa de volume de 100 mil bpd e 1,35 milhões de metros cúbicos de gás natural.
 

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleoPré-sal

Mais de Mundo

Donald Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete

Milei terá encontro com Trump na semana que vem nos Estados Unidos

Setores democratas atribuem derrota de Kamala à demora de Biden para desistir da disputa

Pelúcias inspiradas na cultura chinesa viralizam e conquistam o público jovem