Mundo

Pesquisa calcula contribuição de cada gol para a economia

Paris - Uma vitória da seleção francesa nas oitavas deve render quase 1 bilhão de euros (R$ 2,2 bilhões) para lojas e restaurantes, divulgou nesta segunda-feira um instituto de pesquisas britânico. A estimativa do Center for Retail Research, com sede em Nottingham, é de que um placar favorável para os Azuis nesta altura do campeonato […]

Se a Inglaterra for finalista na Copa, comerciantes e donos de restaurantes devem lucrar 2,5 bilhões de euros (AFP/Paul Ellis)

Se a Inglaterra for finalista na Copa, comerciantes e donos de restaurantes devem lucrar 2,5 bilhões de euros (AFP/Paul Ellis)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2010 às 17h54.

Paris - Uma vitória da seleção francesa nas oitavas deve render quase 1 bilhão de euros (R$ 2,2 bilhões) para lojas e restaurantes, divulgou nesta segunda-feira um instituto de pesquisas britânico.

A estimativa do Center for Retail Research, com sede em Nottingham, é de que um placar favorável para os Azuis nesta altura do campeonato seria um gol de placa para os comerciantes: 874 milhões de euros. Os donos de restaurantes ficariam com uma boquinha menor: 92 milhões de euros.

Trata-se de um aumento de 2% em relação a junho e julho sem Copa do Mundo. Caso os franceses passem à final, a bolada seria de 1,6 bilhão de euros para os comerciantes e de 250 milhões para os donos de restaurantes.

Se a Inglaterra chegar às oitavas, as vendas para os meses de junho e julho devem chegar, sempre de acordo com esse pesquisa, a 1,1 bilhão de euros. Os gastos em bares aumentariam em 127 milhões de euros.

Se os ingleses forem finalistas, comerciantes e donos de restaurantes devem ganhar 2,5 bilhões a mais.

Na França, depois das oitavas, as vendas mais robustas seriam nos setores de alimentação e bebidas, com um total de 346 milhões de euros, uma alta de 40% sobre as vendas totais; as lojas de televisores veriam as vendas chegarem a 346 milhões.

A venda de roupas esportivas também se aqueceria. Se os Azuis chegarem às oitavas, a cifra cresceria até os 138 milhões de euros.

A partir das oitavas, cada gol da seleção francesa geraria 97 milhões de euros para os comerciantes, segundo a pesquisa, que usou números da Copa do Mundo de 2006 para chegar a tais números.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesEuropaFrançaFutebolPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Premiê da Espanha defende 'diálogo e cooperação' com a China

Lançamento do iPhone 16, incêndios e onda de calor generalizada: o que você precisa saber hoje

Bombardeios israelenses deixam pelo menos sete mortos no centro da Síria

Metade das crianças refugiadas ao redor do mundo está fora da escola, aponta estudo da ONU

Mais na Exame