Acompanhe:

Parlamento tcheco aprova dissolução e eleições antecipadas

Câmara baixa do Parlamento tcheco votou por sua dissolução, o que representa a convocação de eleições legislativas antecipadas

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Praga, na República Tcheca: eleições antecipadas serão realizadas provavelmente em outubro
 (Wikimedia Commons)

Praga, na República Tcheca: eleições antecipadas serão realizadas provavelmente em outubro (Wikimedia Commons)

D
Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2013 às, 14h24.

Praga - A Câmara baixa do Parlamento tcheco votou nesta terça-feira em Praga por sua dissolução, o que representa a convocação de eleições legislativas antecipadas, que serão realizadas provavelmente em outubro.

Para aprovar a prosposta era preciso uma maioria qualificada de três quintos (120 sobre 200 cadeiras), mas no final 140 deputados foram a favor da medida, enquanto apenas sete votaram contra.

Os liberais do Partido Democrático Cidadão (ODS), que tentaram até o último momento evitar o final da legislatura, não participaram da votação.

O Governo de coalizão de centro-direita liderado pelo até então líder dessa formação, Petr Necas, renunciou em junho envolvido em um grande escândalo de corrupção e abuso de poder.

O chefe de Estado, Milos Zeman, deve decidir agora a data da convocação eleitoral, apesar da Carta Magna estabelecer um prazo de 60 dias após a autodissolução da Câmara baixa.

"Preferimos 25 e 26 de outubro" como data do pleito, disse após a votação o líder social-democrata, Bohuslav Sobotka, cuja formação é a favorita para conseguir a vitória nas urnas, segundo as enquetes de intenções de voto.

A decisão permite ao país centro-europeu sair da crise política que atravessa há dois meses, após a queda do Executivo de centro-direita e a perda do voto de confiança do posterior Governo técnico, que seguirá de forma interina até a próxima votação.

Até a realização das eleições, todos os poderes legislativos passarão ao Senado.

Últimas Notícias

Ver mais
Portugal: Centro-direita faz acordo com socialistas para destravar votação para o Legislativo
Mundo

Portugal: Centro-direita faz acordo com socialistas para destravar votação para o Legislativo

Há 22 horas

Como ser mesário: o que faz e como trabalhar nas eleições 2024
Guia do Cidadão

Como ser mesário: o que faz e como trabalhar nas eleições 2024

Há um dia

PL lança nome em Campo Grande e pode separar palanques de Bolsonaro e Tereza Cristina
Brasil

PL lança nome em Campo Grande e pode separar palanques de Bolsonaro e Tereza Cristina

Há um dia

Pela primeira vez, Brasil questiona inabilitação de candidata da oposição na Venezuela
Mundo

Pela primeira vez, Brasil questiona inabilitação de candidata da oposição na Venezuela

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais