Mundo

Parceria em energia nuclear entre China e Reino Unido avança

Segundo embaixador chinês, negociação para que companhias do país ajudem a financiar usina de energia nuclear no Reino Unido


	Usina de energia nuclear
 (Getty Images)

Usina de energia nuclear (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2015 às 20h55.

Londres - Uma negociação para que duas companhias chinesas ajudem a financiar uma usina de energia nuclear no Reino Unido teve avanços substanciais e é um dos acordos que estarão em discussão durante a visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Reino Unido, na próxima semana, disse o embaixador chinês.

Diversos pactos devem ser anunciados durante a visita, entre 19 e 23 de outubro, mas ainda não está claro se o longamente debatido acordo para a usina nuclear de Hinkley Point vai realmente ser assinado na ocasião, disse a jornalistas o embaixador da China, Liu Xiaoming.

O projeto nuclear de Hinkley Point pertence à subsidiária britânica da elétrica francesa EDF. A China General Nuclear Corp e a China National Nuclear Corp esperam somar uma participação de 30 a 40 por cento no empreendimento, mas as negociações têm se arrastado por mais do que se esperava.

"Progresso substancial foi feito em relação à energia nuclear", disse Liu, na embaixada da China no centro de Londres. "Se haverá uma cerimônia de assinatura durante a visita, não posso dizer com cem por cento de certeza". 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaEnergiaEnergia nuclearEuropaInfraestruturaPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Trump retoma campanha após suposta segunda tentativa de assassinato

Cidades chinesas são incentivadas para desenvolvimento de espaços subterrâneos

Entenda o que são pagers, aparelhos que explodiram no Líbano, atingindo redutos do Hezbollah

Como os pagers explodiram no Líbano? Sobrecarga de bateria é hipótese