Mundo

Paraguai reporta primeiros casos de microcefalia por zika

Os dois bebês com microcefalia estão estáveis, passarão por uma avaliação psicomotora e serão tratados com estratégias de estímulo

Estados Unidos (Ricardo Moraes / Reuters)

Estados Unidos (Ricardo Moraes / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2016 às 14h29.

Priorizar nos meus resultados Google

Assunção - O Paraguai reportou nesta quarta-feira os dois primeiros casos de microcefalia associada ao vírus da zika, em dois recém-nascidos dos departamentos de Alto Paraná (leste/ fronteira com o Brasil) e Paraguarí (centro), informou o Ministério da Saúde Pública (MSP).

Em ambos os casos, as mães reportaram terem desenvolvido erupções cutâneas vermelhas, disse em entrevista coletiva Águeda Cabello, diretora geral de Vigilância da Saúde do MSP.

Os dois bebês com microcefalia (um menino e uma menina) estão estáveis, não precisarão de reanimação e nem de apoio específico, passarão por uma avaliação psicomotora e serão tratados com estratégias de estímulo, disse Cabello.

O Paraguai notificou em novembro de 2015 os seis primeiros casos de vírus da zika na cidade de Pedro Juan Caballero, fronteiriça com a cidade brasileira de Ponta Porã, e relacionados com a circulação do vírus no país vizinho.

Até o momento, no Paraguai só foram confirmados dois casos autóctones de zika: o primeiro deles em março, em uma grávida do Grande Assunção sem antecedentes de viagem, e o segundo deles em maio, também em uma mulher grávida do departamento de Amambay, fronteiriço com o Brasil.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDoençasZikaBebêsMicrocefaliaParaguai

Mais de Mundo

Houthis ameaçam novos ataques à Arábia Saudita após atingir sede de petroleira estatal

Fim da escala 6x1: qual é a carga horária de outros países do mundo?

Entenda se Trump pode explorar petróleo e gás na Groenlândia sem autorização

Fujimori quer proibir maquiagem, esmalte e cabelo tingido em escolas no Peru