Mundo

Padres não têm todas respostas aos desafios atuais, diz papa

Na carta, dirigida ao presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, o pontífice destaca também os valores do pastoral popular na América Latina


	Papa Francisco: "É óbvio, e até impossível, pensar que nós como pastores teríamos que ter todas as soluções"
 (Max Rossi / Reuters)

Papa Francisco: "É óbvio, e até impossível, pensar que nós como pastores teríamos que ter todas as soluções" (Max Rossi / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2016 às 11h52.

Cidade do Vaticano - O papa Francisco reconhece que é "impossível" pensar que os padres têm "todas as soluções para os múltiplos desafios da vida contemporânea", segundo uma carta divulgada nesta terça-feira pelo Vaticano.

Na carta, dirigida ao presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, o cardeal francês Marc Ouellet, e datada em 19 de março, o pontífice destaca também os valores do pastoral popular na América Latina.

"É óbvio, e até impossível, pensar que nós como pastores teríamos que ter todas as soluções para os múltiplos desafios que a vida contemporânea nos apresenta", afirma Francisco na carta.

Além disso, o pontífice argentino sustenta que na América Latina ocorreu "um fenômeno muito interessante", o da pastoral popular.

"Há um fenômeno muito interessante que ocorreu em nossa América Latina e, me encorajo a dizer, acredito que é um dos poucos espaços onde o povo de Deus foi soberano da influência do clericalismo: me refiro à pastoral popular", afirma.

"Foi um dos poucos espaços onde o povo e o Espírito Santo puderam se encontrar sem o clericalismo que procura controlar e conter a unção de Deus sobre os seus", acrescentou.

De acordo com Francisco, "não é o pastor que diz ao laico o que tem que fazer ou dizer", mas os laicos "sabem tanto ou melhor" que os sacerdotes.

"Não é o pastor que tem que determinar o que os fiéis têm que fazer nos diferentes âmbitos", reiterou.

O papa lembrou que "a Igreja não é uma elite dos sacerdotes, dos consagrados, dos bispos, mas todos formamos o Santo Povo fiel de Deus".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaPaíses ricosPapa FranciscoPapasVaticano

Mais de Mundo

Exército israelense anuncia pausa diária nas operações em uma região de Gaza

Cúpula pela paz na Suíça reafirma integridade da Ucrânia, mas pede negociações com a Rússia

Brasil é 3º país mais inseguro da América do Sul, diz Global Peace Index

Candidato à presidência denuncia 'prisão arbitrária' de assistentes na Venezuela

Mais na Exame