Otan se compromete a seguir na Líbia enquanto Kadafi ameaçar o povo

Aliados estão determinados a completar missão de proteger os civis

Berlim - A Otan se comprometeu nesta quinta-feira a fornecer "todos os recursos necessários" e manter seus ataques aéreos na Líbia enquanto o regime de Muammar Kadafi continuar danificando e ameaçando à população.

Assim explicou em entrevista coletiva o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, quem deixou claro que os aliados estão "determinados" a completar com sua missão de proteger aos civis.

Os ministros de Relações Exteriores da organização acordaram em Berlim que os objetivos na Líbia não estarão completados até que Kadafi tenha parado os ataques, que suas forças tenham se retirado das ruas e o apoio humanitário à população tenha entrado no país.

"Com este fim, estamos comprometidos a fornecer todos os recursos necessários e a máxima flexibilidade operacional dentro de nosso mandato", assinalou o político dinamarquês.

Segundo fontes diplomáticas, nos últimos cinco dias, as bombas da aliança destruíram mais de 70 tanques do regime de Trípoli.

Rasmussen reiterou mais uma vez que a operação militar por si só não vai colocar fim no conflito líbio e expressou seu apoio ao trabalho do Grupo de Contato para a Líbia reunido na véspera em Doha.

Nesse sentido, os ministros da Otan ressaltaram em um texto de conclusões que Kadafi e seu regime "perderam toda sua legitimidade".

Apesar de a aliança insistir em manter sua independência, Rasmussen se reuniu na véspera pela primeira pessoalmente com os rebeldes, ao conversar em Doha com o representante diplomático Mahmoud Jibril.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.