Mundo

Otan inicia preparativos para intervenção militar na Líbia

"Os ataques acontecerão rapidamente", adiantou o porta-voz do governo francês, François Baroin

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2011 às 21h54.

Madri - França, Reino Unido e Otan já começaram os preparativos para iniciar as operações militares na Líbia, uma vez aprovada na noite desta sexta-feira a resolução do Conselho de Segurança (CS).

França e Reino Unido já mostraram sua disposição de aplicar a resolução e a iniciar o mais rápido possível as operações militares.

Por outro lado a Itália excluiu por enquanto a possibilidade de que seus aviões participem das operações, embora permitirá que suas bases sejam utilizadas na operação.

Representantes dos 28 países da Otan se reunirão nesta sexta-feira na sede da Aliança em Bruxelas para analisar a nova situação na Líbia, uma vez que o CS autorizou o uso da força contra o regime de Muammar Kadafi .

Com a resolução aprovada na ONU, a Otan já conta com a base legal que sempre tinha considerado como um requisito indispensável para intervir militarmente na Líbia.

"Os ataques acontecerão rapidamente", adiantou o porta-voz do Governo francês, François Baroin, em entrevista à emissora "RTL".

"Os franceses naturalmente serão coerentes com a qual foi sua posição e participarão na operação", acrescentou.

Baroin frisou que se trata de "uma intervenção que não é uma ocupação, mas uma operação militar para proteger o povo líbio".

A Royal Air Force britânica se prepara para contribuir na aplicação da resolução da ONU.

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, presidirá nesta sexta-feira uma reunião de seu gabinete e fará uma declaração sobre o tema na Câmara dos Comuns, informaram fontes do primeiro- ministro do Reino Unido.

Fontes do Governo, citadas pela "BBC", desmentiram algumas informações procedentes da ONU segundo as quais aviões britânicos poderiam alcançar o espaço aéreo líbio em questão de horas e não quiseram se comprometer com um calendário preciso de ação.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosGuerrasÁfricaONUDitaduraLíbiaMuammar Kadafi

Mais de Mundo

Israel vai suspender mais de 20 organizações humanitárias em Gaza

Aeroportos brasileiros são os que mais movimentam aeronaves na América Latina

Cazaquistão aprova lei que restringe propaganda LGBT no país

Rússia endurece tom contra Ucrânia e ameaça plano de paz após suposto ataque