Exame Logo

Ofertas hostis fazem fusões e aquisições bater recorde

Entre janeiro e setembro, 132 ofertas não solicitadas foram feitas em todo o mundo

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O crescimento do número de ofertas hostis de compra - aquelas não solicitadas pela companhia abordada - , entre janeiro e setembro, levou as fusões e aquisições a bater um recorde no período, de acordo com o instituto de pesquisa Dealogic. No período, as fusões e aquisições atingiram 2,672 bilhões de dólares em todo o mundo. Segundo o jornal britânico Financial Times, a cifra é a maior já registrada pela Dealogic desde 1999, quando a série histórica começou.

Nos nove primeiros meses do ano, houve 132 ofertas hostis em todo o mundo. "As empresas estão preparadas para elevar suas propostas, quando rejeitadas. Geralmente, a margem de aumento das ofertas é de 15% a 40%", afirmou Gavin MacDonald, chefe da área de Fusões e Aquisições do Morgan Stanley na Europa.

Veja também

O valor médio das transações fechadas neste período também cresceu 11%, para 191 milhões de dólares. Até setembro, foram registrados 34 acordos com valor acima de 10 bilhões de dólares. Essas operações responderam por 29% do valor global das fusões e aquisições dos nove primeiros meses. Entre os movimentos do período, estão a compra da Bellsouth pela AT&T por 83,4 bilhões de dólares, e a união da Mittal com a Arcelor, por 43,1 bilhões.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame