Obama visitará domingo fronteira entre as duas Coreias

Durante sua permanência em Seul, Obama se reunirá com os presidentes russo, Dmitri Medvedev, e chinês, Hu Jintao, e com o primeiro-ministro turco

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aguardado no fim de semana na Coreia do Sul para uma cúpula dedicada à segurança nuclear, viajará no domingo à zona desmilitarizada que separa esse país da Coreia do Norte, anunciou na terça-feira um alto funcionário da Casa Branca.

Durante sua permanência em Seul, Obama se reunirá com os presidentes russo, Dmitri Medvedev, e chinês, Hu Jintao, e com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, informou o funcionário, que pediu anonimato.

Os Estados Unidos mantêm tropas mobilizadas na Coreia do Sul desde a guerra de 1950-53 contra a do Norte. Atualmente contam com 28.500 homens estacionados neste país.

A fronteira foi visitada por vários líderes americanos, incluindo os ex-presidentes George W. Bush (2001-2009) e Bill Clinton (1993-2001), que em 1993 descreveu o lugar como "o mais tenebroso da Terra".

As tensões cresceram na área desde que Seul acusou Pyongyang de torpedear um de seus navios de guerra, matando 46 pessoas, em março de 2010.

O Norte negou veementemente qualquer participação no fato, mas, em novembro do mesmo ano, matou quatro soldados sul-coreanos na ilha fronteiriça.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.