Obama participa de fórum da Asean que acontece em Mianmar

O presidente americano se juntou às reuniões do Fórum da Ásia Oriental da Associação de Nações do Sudeste Asiático

Naypiydaw - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se juntou nesta quinta-feira às reuniões do Fórum da Ásia Oriental da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) que acontece em Naypiydaw, a capital de Mianmar, onde estão sendo discutidos temas econômicos e de estabilidade regional.

Além dos EUA e dos dez países-membros da Asean, participam desta nona edição do fórum Austrália, China, Rússia, Nova Zelândia, Japão, Coreia do Sul e a Organização das Nações Unidas (ONU).

O presidente americano foi o penúltimo a chegar à reunião e cumprimentou, com um aperto de mãos, o presidente birmanês, Thein Sein.

Durante o fórum, os governantes falarão de tratados econômicos e buscarão uma solução pacífica para os conflitos entre a China e a alguns países da Asean, que envolvem a soberania de ilhas e atóis no Mar da China Meridional. Também serão discutidos os problemas no Mar da China Oriental, envolvendo os governos de Pequim, Tóquio e Seul.

Após a conclusão dessa reunião, Obama se reunirá com os primeiros-ministros e presidentes da Asean na segunda reunião deste tipo.

Na primeira edição, no ano passado em Brunei, o presidente americano não compareceu devido à crise orçamentária em seu país e enviou o secretário de Estado, John Kerry, em seu lugar.

Obama também manterá uma esperada reunião bilateral com o Vietnã, na qual será discutida uma possível suspensão das sanções que os EUA ainda mantém sobre esse país do sudeste asiático.

Além disso, o presidente Americano, que chegou ontem à noite a Naypiydaw, se reunirá com Thein Sein para tratar dos avanços de Mianmar rumo à democracia.

Amanhã, Obama irá até Yangun, onde se encontrará com a vencedora do prêmio Nobel da Paz em 1991, a birmanesa Aung San Suu Kyi.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.