Obama defende política da paciência estratégica

O presidente americano acredita que o país deve resistir à tentação de ultrapassar o alcance de sua política externa, aplicando uma política de paciência

Washington - O presidente Barack Obama acredita que seu país deve resistir à tentação de ultrapassar o alcance de sua política externa e, em vez disso, aplicar uma política de paciência estratégica para fazer frente aos problemas internacionais.

Em um documento estratégico publicado nesta sexta-feira, Obama argumentou a favor de uma política externa mais deliberativa, cautelosa e restrita.

"Os desafios que enfrentamos requerem uma paciência e persistência estratégicas", afirmou.

O presidente recebe pedidos para que seu país utilize seus vastos recursos militares para intecerder definitivamente na Síria e na Ucrânia.

Mas o documento "Estratégia de Segurança Nacional" deixa claro que sua administração não tomará medidas apressadas se o resultado do impacto não forem previsíveis.

"Nós nos afastamos do extenuante modelo de luta em grande escala utilizado em guerras como no Iraque e no Afeganistão, nas quais os Estados Unidos tiveram de suportar uma imensa carga", afirma o documento.

"Em seu lugar, perseguimos uma aproximação mais sustentável que priorize operações antiterroristas específicas, a ação coletiva com aliados responsáveis, e um aumento nos esforços para prevenir a radicalização extremista que se traduza em novas ameaças".

Mas os republicanos não se mostraram entusiasmados.

"Duvido muito que o grupo Estado Islâmico ou Vladimir Putin se sentam intimidados pela estratégia de 'paciência estratégica' do presidente Obama", debochou o senador Lindsey Graham.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.