Novo premiê egípcio comparece à manifestação na praça Tahrir

Novo governante já havia participado de alguns protestos contra o regime de Mubarak

Cairo – O novo primeiro-ministro egípcio, Esam Sharaf, compareceu nesta sexta-feira à praça Tahrir para se unir à manifestação convocada nesse ponto do centro da capital, como foi comprovado pela Agência Efe.

Sharaf foi designado para o cargo na quinta-feira, em substituição ao general reformado Ahmed Shafiq, que tinha sido nomeado chefe de Governo em 29 de janeiro pelo então presidente egípcio, Hosni Mubarak, quem renunciou ao poder em 11 de fevereiro.

O novo primeiro-ministro, que deve anunciar seu Governo nas próximas horas, tinha participado de alguns dos protestos contra o regime de Mubarak que eclodiram em 25 de janeiro, o que despertou a simpatia dos grupos opositores.

O novo chefe de Governo chegou à praça Tahrir escoltado por militares e civis e se dirigiu para um pódio montado na praça, de onde pouco antes o imame dirigiu as orações do meio-dia.

Ele pediu às milhares de pessoas concentradas na praça Tahrir que legitimem a nomeação que recebeu dos governantes militares para liderar o próximo Executivo.

“Vim aqui para ser legitimado por vós, porque vós sois os donos da legitimidade agora”, declarou Sharaf.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.