Nova York tem protestos antes da chegada de Trump

O presidente deveria chegar mais cedo em Nova York, mas atrasou a viagem para aguardar o resultado da votação na Câmara da reforma da saúde

Ao menos 300 pessoas protestavam na tarde desta quinta-feira, em Manhattan, contra o presidente Donald Trump, que deve retornar à cidade na noite desta quinta-feira, pela primeira vez desde que assumiu o poder, no dia 20 de janeiro.

Convocados por várias organizações, os manifestantes se concentraram na zona do USS Intrepid, um porta-aviões da Segunda Guerra Mundial transformado em museu e atracado no oeste de Manhattan.

O presidente deve chegar a Manhattan após às 18h00 local (19H00 Brasília) para se encontrar com o primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull.

Batendo panelas e gritando "Hey Hey Ho Ho Donald Trump deve partir" ou "Esta é a democracia", os manifestantes seguiram em direção ao porta-aviões.

"Estou aqui para mostrar minha rejeição a Donald Trump, com o exemplo que dá e como dirige o país", disse à AFP um dos organizadores do protesto, Flav Maximus. "Ele contradiz tudo os que os Estados Unidos representam em termos de inclusão e coexistência pacífica".

O presidente deveria chegar mais cedo em Nova York, mas atrasou a viagem para aguardar o resultado da votação na Câmara do projeto de lei que modifica o sistema de assistência médica conhecido como Obamacare.

O texto, adotado pela Câmara de Representantes e que será analisado agora pelo Senado, é uma vitória para Trump, que prometeu acabar com o Obamacare durante a campanha eleitoral.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.