Mundo

No Chile, estudantes protestam por ensino superior gratuito

O movimento estudantil informou que ocorrerão manifestações em Santiago, a capital do Chile, e nas principais cidades do país


	Estudantes durante protesto no Chile: nos últimos meses, são frequentes os protestos em favor do ensino superior gratuito no país
 (©afp.com / Martin Bernetti)

Estudantes durante protesto no Chile: nos últimos meses, são frequentes os protestos em favor do ensino superior gratuito no país (©afp.com / Martin Bernetti)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 09h51.

Brasília – Manifestantes preparam para hoje (13) um protesto contra o governo chileno e em favor do ensino superior público gratuito. O protesto é liderado pela Confederação dos Estudantes Universitários do Chile (Confech), Assembleia Coordenadora de Estudantes Secundaristas (Aces), Coordenação Nacional de Estudantes Secundaristas (Cones) e Coordenação de Pais e Responsáveis pelo Direito da Educação (Corpade).

O movimento estudantil informou, por meio de comunicado, que ocorrerão manifestações em Santiago, a capital do Chile, e nas principais cidades do país. O presidente da Federação dos Estudantes da Universidade Católica (FEUC), Diego Vela, disse que, em decorrência dos protestos, têm se intensificado as discussões e os debates sobre o ensino público gratuito superior no país.

O presidente da Confech, Andrés Fielbaum, disse que o protesto, que une estudantes, professores e várias categorias profissionais, têm o objetivo de reivindicar direitos. Na tentativa de dirimir os confrontos com a polícia, registrados nos últimos protestos, a confederação solicitou autorização para as manifestações.

Nos últimos meses, são frequentes os protestos em favor do ensino superior gratuito no Chile. No país, o ensino superior é privado, não há instituições públicas. Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileEducaçãoEnsino superiorFaculdades e universidadesPolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame