Mundo

"Não acabou": casos de covid-19 aumentam em países saindo de isolamento

O epicentro da pandemia está em nações das Américas Central, do Sul e do Norte, especialmente os Estados Unidos, disse a porta-voz da OMS, Margaret Harris

Coronavírus: países começaram a relaxar o isolamento nas últimas semanas (Gleb Garanich/Reuters)

Coronavírus: países começaram a relaxar o isolamento nas últimas semanas (Gleb Garanich/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 5 de junho de 2020 às 12h51.

Alguns países registraram aumentos de casos de covid-19 depois de amenizarem isolamentos, e as populações precisam se proteger do coronavírus enquanto as autoridades continuam fazendo exames, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira.

Atualmente, o epicentro da pandemia está em nações das Américas Central, do Sul e do Norte, especialmente os Estados Unidos, disse a porta-voz da OMS, Margaret Harris.

"Quanto aos aumentos (de casos), sim, vimos em países de todo o mundo --não estou falando especificamente sobre a Europa-- quando os isolamentos diminuem, quando as medidas de distanciamento social diminuem, às vezes as pessoas interpretam isso como "tudo bem, acabou'", disse Harris em uma coletiva de imprensa da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra.

"Não acabou. Não acabou até não haver mais nenhum vírus em qualquer lugar do mundo."

Referindo-se às manifestações nos EUA desde o assassinato de George Floyd 10 dias atrás, Harris disse que os manifestantes precisam se precaver.

"Certamente vimos muita intensidade nesta semana, vimos pessoas que sentiram a necessidade de sair e expressar seus sentimentos", acrescentou. "Pedimos a ela que se lembrem de continuar protegendo a si mesmas e aos outros."

Para evitar infecções, a OMS aconselha as pessoas a manterem uma distância de ao menos um metro, lavar as mãos com frequência e evitar tocar a boa, o nariz e os olhos, disse Harris.

Acompanhe tudo sobre:OMS (Organização Mundial da Saúde)Coronavírus

Mais de Mundo

Tratado nuclear expira nesta quinta e incerteza pode levar a aumento de bombas

Brasil participa de reunião do governo dos EUA sobre minerais críticos

Irã anuncia que terá negociações com os EUA nesta sexta-feira em Omã

Trump diz que líder supremo do Irã 'deveria estar muito preocupado'