Mundo

Mulheres são detidas no Irã por tirar o véu em público

Nos últimos dias, imagens de mulheres nas ruas com a cabeça descoberta e o véu pendendo em uma vara como desafio circularam nas redes sociais

Mulheres em Teerã, capital do Irã: lei exige que as mulheres saiam às ruas com um lenço sobre suas cabeças e seus corpos cobertos (Majid Saeedi / Stringer/Getty Images)

Mulheres em Teerã, capital do Irã: lei exige que as mulheres saiam às ruas com um lenço sobre suas cabeças e seus corpos cobertos (Majid Saeedi / Stringer/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 2 de fevereiro de 2018 às 11h22.

Última atualização em 2 de fevereiro de 2018 às 12h46.

A polícia deteve cerca de 30 mulheres em Teerã, capital do Irã, por terem tirado o véu em público para protestar contra o uso obrigatório desde a Revolução Islâmica de 1979, informaram vários veículos locais.

"A polícia prendeu 29 pessoas que perturbaram a ordem social e as entregou à justiça", indicou em uma declaração a polícia de Teerã, publicada pelas agências de notícias Fars, Ilna e Tasnim, sem dar mais detalhes.

Nos últimos dias, as redes sociais publicaram fotos aparentemente tiradas em Teerã e outras cidades de mulheres na rua com a cabeça descoberta e o véu pendendo em uma vara como desafio.

A lei vigente no Irã desde a Revolução Islâmica de 1979, exige que as mulheres saiam às ruas com um lenço sobre suas cabeças e seus corpos cobertos por roupas mais ou menos longas.

O zelo da polícia na aplicação desta lei diminuiu consideravelmente nos últimos anos. Um número crescente de mulheres em Teerã e outras grandes cidades do país exibem claramente seus cabelos.

Essas ações de protesto seguem o exemplo de uma mulher iraniana presa no final de dezembro depois de ter escalado um mobiliário urbano em Teerã com a cabeça descoberta e seu véu amarrado a ponta de um cabo de vassoura.

A jovem foi libertada após um mês de detenção, de acordo com o advogado Nasrin Sotudeh, que milita em favor dos direitos humanos no Irã.

Mais de Mundo

Dissidências das Farc anunciam cessar-fogo durante a COP16 na Colômbia

Chefe do Hezbollah diz que batalha com Israel entrou em uma "etapa totalmente nova"

Hamas convoca "dia de fúria" para amanhã, durante funeral de Haniyeh

Irã e aliados preparam resposta conjunta moderada para Israel após ataques contra Hamas e Hezbollah

Mais na Exame