Ministros recebem rascunho do Pacote de Bali, em conferência

De acordo com OMC, o pacote foi renegociado nos últimos dias, depois que reuniões preparatórias, em Genebra, na Suíça não resultaram em um texto consensual

Brasília – Os ministros dos países-membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), reunidos nesta semana em Bali, na Indonésia, para a 9ª Conferência Ministerial da organização, receberam hoje (6) os rascunhos revisados do acordo final do encontro.

No texto, estão as alterações do Pacote de Bali - conjunto de medidas comerciais negociadas de forma atrelada.

De acordo com informações da OMC, o pacote foi renegociado nos últimos dias, depois que reuniões preparatórias, em Genebra, na Suíça não resultaram em um texto consensual.

A questão dos subsídios à agricultura na Índia, que foi um dos maiores impasses da conferência, parece ter sido solucionada.

Segundo o rascunho do acordo sobre agricultura, os programas de segurança alimentar de países em desenvolvimento e de menor desenvolvimento relativo não serão questionados pela OMC, mesmo que envolvam a concessão de estímulo à produção agrícola.

O assunto será revisado dentro de quatro anos.

Apesar dessa solução, o rascunho não é a versão definitiva e ainda pode ser modificado.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, que participa da conferência, se reuniu na manhã de hoje com chefes de delegações e com o diretor-geral da OMC, o diplomata brasileiro Luiz Alberto Figueiredo.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.