Mundo

Ministro nega envolvimento da Rússia em queda de avião

Ministro das Relações Exteriores russo negou envolvimento do país na queda do Boeing 777 da Malaysia Airlines em Donetsk, Ucrânia


	O chanceler russo, Sergei Lavrov: 298 pessoas estavam no avião
 (Yves Herman/AFP)

O chanceler russo, Sergei Lavrov: 298 pessoas estavam no avião (Yves Herman/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2014 às 08h52.

Priorizar nos meus resultados Google

Moscou - O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, negou nesta sexta-feira o envolvimento de seu país na suposta queda do avião malaio Boeing 777 na região de Donetsk (leste da Ucrânia).

"No que se refere às declarações que se ouvem de Kiev acerca de que praticamente nós o fizemos (derrubar o avião), é preciso dizer que quase não escutei declarações verazes desde Kiev nos últimos meses", disse Lavrov em entrevista ao canal russo "Russia-24".

Além disso, catalogou de pressão sobre a investigação as palavras do presidente ucraniano, Petro Poroshenko, que, por sua vez, tachou o sucedido de "atentado terrorista".

"Declarações prematuras desse tipo, que aparecem antes que se tirem conclusões objetivas, são de fato uma pressão sobre a investigação e uma indicação (...) aos investigadores ucranianos sobre como devem investigar esse atentado", citou a Lavrov o correspondente que o entrevistou.

Segundo os serviços de inteligência dos Estados Unidos, o avião da companhia Malaysia Airlines foi derrubado por um míssil terra-ar, embora não possa ter especificado quem o disparou.

Tanto as autoridades de Kiev como os rebeldes pró-russos se acusam mutuamente do suposto abate da aeronave, em pleno conflito armado entre as forças ucranianas e os separatistas no leste da Ucrânia.

A companhia aérea assinalou que no avião estavam 298 pessoas, 283 passageiros e 15 tripulantes.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaRússiaacidentes-de-aviaoUcrâniaMalaysia AirlinesBoeing 777

Mais de Mundo

Após alerta dos EUA, Austrália também fecha embaixada em Brasília nesta sexta

Trump ameaça atacar Irã se país estiver ligado a ataque em voo para Israel

Por que a Embaixada dos EUA suspendeu serviços consulares no Brasil?

A 3 dias do 1º turno, Trump diz acompanhar 'bem de perto' eleições brasileiras