Merkel condena o tom que reinou na reunião sobre o pacote de economia (.)
Da Redação
Publicado em 13 de junho de 2010 às 16h57.
Berlim - A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu hoje disciplina a sua coalizão de Governo, perante as reticentes brigas internas e também os excessos verbais gerados em algumas tumultuosas reuniões de gabinete.
"Temos que nos desarmar quanto às formas na coalizão", afirma Merkel, em declarações ao dominical "Bild am Sonntag", para acrescentar que "devemos oferecer segurança ao cidadão nestes tempos difíceis. Só assim recuperaremos sua confiança".
A chanceler qualifica de inaceitáveis os insultos que saltaram na reunião que abordou o pacote de economia de seu Governo.
"Parto da base que os participantes entenderam que tal estilo não é aceitável. Não pode nem vai criar escola", assegura.
A chanceler adverte assim tanto sobre as brigas recorrentes em sua coalizão, integrada pela União Democrata-Cristã (CDU), a União Social-Cristã da Baviera (CSU) e o Partido Liberal (FDP).
Os desacordos abrangem desde o âmbito fiscal e a reforma sanitária, motivo de atritos desde o início da legislatura, sete meses atrás, à revisão do calendário para o blecaute nuclear e, mais recentemente, à reforma do Exército.