Mundo

Mercedes-Benz lança 1º carro híbrido no Brasil

Sedã de alto luxo possui um motor a gasolina e um elétrico, que reduz em mais de 20% as emissões de poluentes

Híbrido da Mercedes tem consumo de gasolina reduzido graças ao auxílio do motor elétrico no sistema, e também polui menos.  (.)

Híbrido da Mercedes tem consumo de gasolina reduzido graças ao auxílio do motor elétrico no sistema, e também polui menos. (.)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

São Paulo - A Mercedes-Benz lançou na noite desta quinta-feira (1) o S 400 Hybrid, primeiro automóvel híbrido à venda no Brasil, segundo o jornal Folha de São Paulo. O sedan de alto luxo custa  253,5 mil dólares (cerca de 455 mil reais). 

Por ser híbrido, o veículo tem duas fontes de energia, combinando um motor a gasolina 3.5 a uma unidade elétrica. Juntos, os motores rendem ao carro 299 cavalos de potência máxima. Com isso, o veículo é capaz de chegar à velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h. O consumo médio é de 11,9 km/l de gasolina, segundo a fabricante. A marca econômica é atingida graças ao auxílio do motor elétrico no sistema.

De acordo com a montadora, a emissão de gás carbônico é de 186 gramas por quilômetro, compatível com carros com motor 1.6 a 1.8 na Europa - onde foi lançado no ano passado. Na comparação com outro modelo da empresa, o S 350, o híbrido apresenta um consumo até 19% menor. Já as emissões de gás carbônico são diminuídas em 21%.

Para ajudar a reduzir o consumo de combustível, o modelo utiliza outras duas tecnologias: o sistema kers, herdado da Fórmula 1, que permite que o sistema absorva energia na frenagem e na desaceleração e reconverta em energia de propulsão para o carro; e o start/ stop, que desliga o motor a combustão quando o veículo está parado, por exemplo, no sinal.

Em entrevista à Folha,  Dimitris Psillakis, diretor de vendas de automóveis da montadora na América Latina, disse que espera comercializar entre 30 e 40 unidades. "Como os consumidores desse mercado começam a se preocupar com o meio ambiente, as vendas tendem a crescer", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAutoindústriaCarrosCarros elétricosDados de BrasilEmpresasEmpresas alemãsIndústriaIndústrias em geralMercedes-BenzMontadorasSustentabilidadeVeículos

Mais de Mundo

'A defesa da democracia é mais importante do que qualquer título', diz Biden em discurso

Governo Lula se diz irritado com falas de Maduro, mas evita responder declarações

Netanyahu discursa no Congresso americano sob protestos de rua e boicote de dezenas de democratas

Em discurso a irmandade negra, Kamala pede ajuda para registrar eleitores e mobilizar base a votar

Mais na Exame