Megainvestidor Warren Buffett coloca em xeque a sobrevivência do euro

Na opinião do bilionário, “o sistema financeiro (da Europa), da forma como é concebido, apresentou uma grande falha”; ações são oportunidade na região

São Paulo – O megainvestidor Warren Buffet, dono da Berkshire Hathaway, afirmou nesta segunda-feira que tem dúvidas sobre a sobrevivência do euro como moeda única.

Em entrevista à rede americana de televisão CNBC, ele alertou que os líderes da Europa precisam tomar medidas urgentes para que o euro continue em circulação. “O sistema financeiro, da forma como é concebido, apresentou uma grande falha. E este erro não será corrigido apenas por palavras”, declarou.

“As nações da Europa terão que se aproximar ou deverá ocorrer alguma reestruturação nos países que integram a Zona do Euro, já que o sistema atual não está funcionando”, explicou o megainvestidor.

Questionado se a união dos países irá sobreviver à crise de dívida soberana na região, Buffett afirmou: “Isto está em dúvida agora”.

O bilionário americano também disse que não vê muitos paralelos entre a crise na zona do euro e as preocupações sobre a dívida nos Estados Unidos. “17 países europeus tiveram o direito de emitir títulos na mesma moeda (euro). Isto está a 100 graus de distância da possibilidade de emitirem bônus com a própria moeda, assim como os Estados Unidos. Os fundamentos são diferentes.”

Apostas

Embora já tenha manifestado desinteresse na dívida pública de países da Europa, Buffett relevou que o mercado de ações por lá ainda apresenta oportunidades. “Quando deixei a sede da minha companhia em Omaha (estado de Nebraska, EUA), deixei uma ordem para apostarem em um ativo europeu que, sem dúvida, será nossa aposta hoje e amanhã”, destacou.

Embora não tenha citado o nome da companhia na qual esteja investindo, o megainvestidor ainda destacou que há “uma dúzia de empresas” na Europa que ele considera “atrativas”. “Há algumas empresas maravilhosas por lá, e os preços caíram em algumas delas”, concluiu.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.