Mundo

Material radioativo destinado ao Irã é apreendido em Moscou

Os materiais radioativos foram colocados em recipientes de aço

Segundo a alfândega do aeroporto, durante a revista da bagagem de um passageiro, foram encontrados 18 artigos metálicos (Andrey Smirnov/AFP)

Segundo a alfândega do aeroporto, durante a revista da bagagem de um passageiro, foram encontrados 18 artigos metálicos (Andrey Smirnov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2011 às 11h11.

Moscou - A alfândega russa anunciou nesta sexta-feira ter apreendido no aeroporto de Moscou material radioativo transportado por um passageiro com passagem para o Irã.

"Durante o controle no portão de embarque de um voo Moscou-Teerã, no aeroporto Sheremetievo, o sistema de detecção de radiações 'Iantar' foi ativado. Durante a revista da bagagem de um passageiro, foram encontrados 18 artigos metálicos", indica um comunicado da alfândega, que acrescenta que os artigos em questão eram isótopos radioativos "sódio-22" que só podem ser fabricados em um reator nuclear.

Os materiais radioativos foram colocados em recipientes de aço, segundo a fonte. A alfândega acrescentou que uma investigação criminal foi aberta, mas não informa a data ou a identidade do suspeito.

Esse comunicado também não proporciona informações sobre a utilização que poderá ser feita desses produtos.

Grande parte da comunidade internacional suspeita que o Irã tenta fabricar armas nucleares, o que as autoridades iranianas desmentem, afirmando que seus trabalhos atômicos têm apenas fins civis.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaÁsiaEuropaEnergiaRússiaIrã - PaísUsinas nuclearesEnergia nuclear

Mais de Mundo

Aeroportos brasileiros são os que mais movimentam aeronaves na América Latina

Cazaquistão aprova lei que restringe propaganda LGBT no país

Rússia endurece tom contra Ucrânia e ameaça plano de paz após suposto ataque

China promete 'contramedidas firmes' contra EUA e Taiwan por vendas de armas