Mundo

MAN quer melhorar oferta para levar Scania

Alemã anunciou que pretende elevar valores e melhorar condições da proposta inicial, rejeitada por acionistas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A fabricante alemã de caminhões MAN planeja apresentar uma proposta de compra "mais atraente" aos acionistas da rival sueca Scania - no início desta semana, a oferta anterior, de 12 bilhões de dólares, foi rejeitada.

Uma companhia formada por MAN e Scania criaria um dos maiores fabricantes de veículos comerciais da Europa em termos de participação de mercado. Em escala global, a companhia conjunta ficaria atrás da sueca Volvo e da alemã DaimlerChrysler.

O CEO da MAN, Hakan Samuelson, diz que a companhia está se preparando para oferecer melhores condições de negócio para os dois maiores acionistas da Scania, a alemã Volkswagen e a Investor, holding sediada em Estocolmo. "Temos flexibilidade para implementar alguns ajustes", afirmou Samuelson, segundo o jornal britânico Financial Times.

As novas ofertas incluiriam acordos de distribuição com a Volks e aumento da soma em dinheiro oferecida à Investor, e devem ser definidas dentro de um prazo de seis semanas, iniciado com o lançamento oficial da proposta, na última segunda-feira (18/9).

A oferta inicial da MAN inclui 49,06 dólares mais 0,151 ação da companhia por cada papel da Scania, e pretende atingir 90% de todo o capital da sueca. A proposta foi recusada pelos dois principais acionistas por não "refletir o valor justo e potencial" da alemã.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

António Guterres se diz "decepcionado" após Parlamento de Israel votar contra Estado palestino

Parlamento de Israel votou contra criação de Estado palestino por considerar 'ameaça existencial'

Tudo o que se sabe sobre o 'apagão cibernético' que afetou aeroportos e até a bolsa de valores

Policiais viram atirador de Trump em cima de telhado próximo a palco 20 minutos antes de atentado

Mais na Exame