Mundo

Maduro propõe antecipar eleições parlamentares para este ano

A ideia de antecipar o pleito foi anunciada pelo presidente venezuelano como uma "saída constitucional" para solucionar a crise política do país

Nicolas Maduro: Presidente da Venezuela fala durante uma manifestação em apoio ao governo e para comemorar o 20º aniversário da chegada à presidência do falecido Hugo Chávez  (Manaure Quintero/Reuters)

Nicolas Maduro: Presidente da Venezuela fala durante uma manifestação em apoio ao governo e para comemorar o 20º aniversário da chegada à presidência do falecido Hugo Chávez (Manaure Quintero/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de fevereiro de 2019 às 18h22.

São Paulo - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs neste sábado (2) antecipar para este ano as eleições parlamentares marcadas para 2020. Em discurso feito durante ato comemorativo de 20 anos do chavismo, Maduro disse que a Assembleia Constituinte vai avaliar essa possibilidade.

"Concordo que se legitime o poder legislativo do país e que tenhamos eleições livres, com garantia de que o povo escolha uma nova Assembleia Nacional. Querem eleições? Querem antecipar as eleições? Vamos às eleições parlamentares, então", bradou Maduro.

A ideia de antecipar o pleito foi anunciada pelo presidente venezuelano como uma "saída constitucional" para solucionar a crise política do país, que desde 23 de janeiro conta com dois presidentes. Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional e autodeclarado presidente interino da Venezuela, já teve seu governo reconhecido pelos Estados Unidos, Canadá, Brasil e outros latino-americanos.

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaNicolás MaduroVenezuela

Mais de Mundo

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata uma pessoa e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros

Musk endossa extrema-direta alemã a dois meses da eleição