Mundo

Junho foi o mais quente da História, dizem especialistas

Temperatura média na superfície terrestre e nos oceanos alcançou 16,22°C em junho, 0,72°C a mais que a média do século XX para este mês

Pescadores trabalham em Seal Beach, Califórnia, em 28 de junho de 2014: temperatura em junho foi a maior da história para o mês (Frederic J. Brown/AFP)

Pescadores trabalham em Seal Beach, Califórnia, em 28 de junho de 2014: temperatura em junho foi a maior da história para o mês (Frederic J. Brown/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2014 às 15h50.

Washington - O mês de junho de 2014 foi o mais quente já registrado no planeta desde 1880, informou nesta segunda-feira a Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).

A temperatura média na superfície terrestre e nos oceanos alcançou 16,22°C em junho, ou seja, 0,72°C a mais que a média do século XX para este mês. A cifra supera o último recorde de junho, que remonta a 2010, informou a NOAA.

"A maior parte do planeta enfrenta temperaturas mensais acima da média, com recordes de calor nas regiões do sudeste da Groenlândia, do norte da América do Sul e do Sudeste da Ásia", explicou a agência em um comunicado.

"Assim como em maio, as regiões das principais bacias oceânicas também tiveram recordes de calor", acrescentou.

A última vez que a temperatura em um mês de junho foi inferior à média do século XX foi em 1976, indicou a NOAA.

Segundo a mesma fonte, o mês de maio de 2014 também foi o mais quente desde 1880, mais que o recorde anterior, de maio de 2010.

Acompanhe tudo sobre:CalorClimaOceanos

Mais de Mundo

Social-democratas nomeiam Scholz como candidato a chanceler nas eleições antecipadas

Musk critica caças tripulados como o F-35 — e exalta uso de drones para guerras

Líder supremo do Irã pede sentença de morte contra Netanyahu

Hezbollah coloca Tel Aviv entre seus alvos em meio a negociações de cessar-fogo