Jihadista que aparecia no vídeo da criança do EI morre

No vídeo, divulgado na terça, embora se desconheça a data de sua gravação, Al Daguestani pronuncia em um local ao ar livre uma série de versículos do Corão

Beirute - O jihadista Abu Saad al Daguestani, que aparecia no vídeo do grupo Estado Islâmico (EI) em que uma criança supostamente matava dois supostos espiões russos, morreu nesta quarta-feira na cidade curdo-síria de Kobani, segundo informaram os próprios extremistas em um fórum na internet.

Em breve comunicado, os jihadistas afirmaram que "o irmão Abu Saad al Daguestani" morreu em "Ain al Islam", como os radicais costumam se referir à população de Ain al Arab, denominação em árabe de Kobani, como os curdos a conhecem.

Os extremistas costumam acrescentar em seus nomes alguma referência ao lugar de onde procedem, portanto é possível que Al Daguestani seja natural da República do Daguestão.

No vídeo, divulgado na terça-feira, embora se desconheça a data de sua gravação, Al Daguestani pronuncia em um local ao ar livre uma série de versículos do Corão, de modo a justificar religiosamente a condenação a morte contra os dois supostos espiões.

Al Daguestani aparece junto ao menor de idade, no qual dá um leve empurrão para que assassine os dois indivíduos ajoelhados e de costas para a pistola.

Desde o dia 16 de setembro de 2014, Kobani é palco de uma ofensiva do EI, que enfrenta a dura resistência das forças curdo-sírias na região.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.