Exame Logo

Japão tem maior queda de investimentos em máquinas em 20 anos

Retração foi puxada pelo menor volume de encomendas dos exportadores

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

As encomendas de bens de capital pelas companhias privadas japonesas caíram 16,7% em julho, na comparação com junho. Trata-se da maior queda dos investimentos em maquinário dos últimos 20 anos. O desempenho de julho também ficou 1,2% abaixo do mesmo período do ano passado. De acordo com o americano The Wall Street Journal, o resultado acentua as dúvidas dos analistas sobre o fôlego da retomada econômica do país.

Parte da queda das encomendas pode ser explicada, segundo os economistas, pelo maior volume de pedidos nos meses anteriores a julho. Em junho, por exemplo, os pedidos foram 17,7% maiores que os do mesmo mês de 2005. Os setores que mais compraram equipamentos nos últimos meses foram os de siderurgia e ferrovia.

Veja também

Por isso, alguns analistas ainda apostam que o recuo de julho não indica desaceleração econômica. Outros, porém, apontam para a retração dos investimentos em bens de capital em setores estratégicos para exportação. O setor automotivo e o de eletrônica registraram retrações superiores a 20%.

O menor volume de encomendas pode indicar que o desaquecimento da economia mundial começou a afetar os exportadores japoneses. Uma das grandes preocupações do país, neste momento, é o fraco desempenho do mercado interno americano, o que reduz o consumo de artigos japoneses. "A principal dúvida é como a desaceleração dos Estados Unidos afetará o consumo privado", afirmou Yoshimasa Maruyama, economista do BNP Paribas em Tóquio.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame