Iraque recupera cidade das mãos do EI no oeste do país

O exército lançou a ofensiva para retomar a cidade, localizada mais de 400 km a oeste de Bagdá, na estrada principal que liga Bagdá à fronteira com a Jordânia

As forças iraquianas anunciaram nesta quinta-feira que retomaram o controle da cidade de Rutbah, no oeste do Iraque, tomada pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) em 2014.

"O Comando de Operações Conjuntas anuncia a libertação total de Rutba", situada na grande província de Al-Anbar, indica um comunicado.

Forças especiais, soldados e policiais participaram da operação, segundo o comunicado.

As forças iraquianas lançaram na segunda-feira a ofensiva para retomar a cidade, localizada mais de 400 km a oeste de Bagdá, na estrada principal que liga Bagdá à fronteira com a Jordânia.

Em junho de 2014, o grupo ultrarradical sunita lançou uma ofensiva que lhe permitiu conquistar extensas áreas ao norte e a oeste de Bagdá, antes de tomar a capital da província de Al-Anbar, Ramadi, em 2015.

Desde então, as forças iraquianas recuperaram terreno face ao EI nesta província, incluindo Ramadi e Hit.

No entanto, grandes áreas desta província permanecem nas mãos dos jihadistas, incluindo Fallujah, bem como grande parte da província de Nínive (norte), incluindo a capital e segunda maior cidade do Iraque, Mossul.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.