Mundo

Iranianos invadem embaixada britânica em Teerã

Relações entre Reino Unido e Irã estremeceram após sanções impostas por Londres em represália ao programa nuclear do país persa

Iranianos invadem embaixada britânica (Getty Images)

Iranianos invadem embaixada britânica (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2011 às 18h41.

São Paulo – A embaixada do Reino Unido no centro de Teerã, capital do Irã, foi  invadida por manifestantes antibritânicos nesta terça-feira. Durante a invasão, documentos foram jogados pela janelas e a bandeira do Reino Unido foi arrancada e queimada.

Segundo agências iranianas, por volta de 100 pessoas entraram à força no local, que foi controlado pela polícia em menos de duas horas. Os membros da embaixada britânica deixaram o prédio por uma porta traseira.

Na semana passada, Londres aumentou as sanções contra o Irã suspendendo os contatos com os bancos devido ao programa nuclear do país. Como resposta, o Parlamento iraniano aprovou uma lei para reduzir as relações diplomáticas e econômicas com a Grã-Bretanha.

No domingo, um deputado iraniano alertou durante a sessão parlamentar que as sanções poderiam provocar reações na população, inclusive um possível ataque contra a embaixada.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaPaíses ricosÁsiaEuropaReino UnidoEnergiaDiplomaciaIrã - PaísEnergia nuclear

Mais de Mundo

Avalanche na Itália mata ao menos três pessoas e deixa Alpes em alerta

Irã sinaliza retomada de negociações nucleares com os EUA, mas mantém linhas vermelhas

Dinamarca diz que tensão com EUA sobre a Groenlândia diminuiu, mas 'crise' persiste

Netanyahu se reunirá com Trump na 4ª feira em Washington