Irã e EUA têm uma reunião substancial sobre o tema nuclear

Segundo a missão diplomática americana em Genebra, o encontro entre John Kerry e Mohamad Yavad Zarif, que dura já mais de cinco horas, é "substancial"

Genebra - Os chefes da diplomacia dos EUA, John Kerry, e do Irã, Mohamad Yavad Zarif, tiveram nesta quarta-feira uma longa reunião em Genebra sobre a questão nuclear, que os Estados Unidos qualificaram de "substancial".

Segundo a missão diplomática americana em Genebra, o encontro entre Kerry e Zarif, que dura já mais de cinco horas, é "substancial".

No meio da tarde, quando já estavam reunidos há um longo tempo, Kerry e Zarif saíram do hotel em que estavam para dar um passeio de 15 minutos pelos arredores, para a surpresa de jornalistas e agentes de segurança.

Em uma breve declaração à imprensa antes da reunião, o ministro iraniano considerou importante seu encontro com o secretário de Estado americano porque evidenciava a disposição das partes não só de avançar, mas também de acelerar o processo negociador.

Zarif também se referiu às caricaturas da revista francesa "Charlie Hebdo", alvo de um atentado jihadista na semana passada, e opinou que um diálogo construtivo com Ocidente seria mais fácil se as sensibilidades dos muçulmanos fossem respeitadas.

A reunião de Kerry e Zarif faz parte dos esforços para afinar posições sobre o programa nuclear iraniano.

O chamado G5+1 - composto pelos cinco países-membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Reino Unido, França, Rússia e China) mais a Alemanha - negocia há mais de um ano com o Irã mudanças em suas atividades nucleares.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.