Mundo

Irã diz que o Golfo está "no raio de alcance" de seus mísseis

"Os sistemas de mísseis de superfície e de profundidade da Guarda Revolucionária (...) chegam a todo o Golfo Pérsico", disse Ali Fadawi, comandante do Exército paralelo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2011 às 14h44.

Teerã, 8 jan (EFE).- A Guarda Revolucionária, corpo de elite das Forças de Segurança iranianas, garantiu neste sábado que todo o Golfo Pérsico e o mar de Omã "estão no raio de alcance" de seus mísseis.

"Os sistemas de mísseis de superfície e de profundidade da Guarda Revolucionária, assim como os mísseis terra-água, de grande alcance, chegam a todo o Golfo Pérsico e ao mar de Omã", assinalou o comandante-em-chefe da Força Naval deste Exército paralelo, o almirante Ali Fadawi, em declarações divulgadas pela agência de notícias local "Fars".

Militar advertiu mais diretamente aos Estados Unidos, país que mantêm quebradas suas relações com o Irã desde 1980 e que tem desdobrada sua frota em águas do Golfo, com base no reino de Barein.

Fadawi pediu às nações da região unir-se a uma ampla manobra militar que o Irã prepara.

Grande parte da comunidade internacional - com os Estados Unidos e Israel à frente - acusa a República Islâmica de esconder, sob seu programa nuclear civil, outro de natureza clandestina e ambições bélicas cujo objetivo seria adquirir armas atômicas, alegação que Teerã nega.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaGuerrasIrã - País

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo