Irã se dispõe a esclarecer suspeitas sobre programa nuclear

Grande parte da comunidade internacional acusa o regime iraniano de esconder sob seu programa civil outro de natureza clandestina e caráter militar

Viena - O Irã declarou que está disposto a dirimir dúvidas e suspeitas sobre a natureza militar de seu programa nuclear, afirmou em Viena nesta quarta-feira Herman Naeckerts, diretor-adjunto da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), que acaba de encerrar uma visita de três dias ao país.

'Estamos comprometidos em resolver todos os assuntos pendentes e os iranianos dizem o mesmo, mas ainda há muito trabalho por fazer', garantiu o analista belga após aterrissar em Viena, onde tem sede a Aiea.

'Tivemos três dias de discussões intensas sobre todas as nossas prioridades. Mas o caminho ainda é longo', reconheceu o alto funcionário da Aiea.

De fato, Naeckerts anunciou que já começou a ser planejada uma nova visita ao Irã que ocorrerá 'em um futuro muito próximo'.

Naeckerts não quis entrar em detalhes sobre as negociações com o regime iraniano, tampouco comentar até que ponto avançou as discussões sobre as suspeitas de uma dimensão militar no programa atômico de Teerã.

'Foi uma boa viagem', limitou-se a dizer.

Antes de partir para o Irã, no último dia 28, Naeckerts expressou seu desejo de que o Irã se envolvesse na resolução 'da possível dimensão militar do programa (nuclear)'.

Em novembro de 2011, a Aiea garantiu que considerava críveis as alegações divulgadas por dezenas de serviços de inteligência, que apontavam que o Irã trabalha no desenvolvimento de armas nucleares.

Mas os inspetores da Aiea não dispõem de provas contundentes e baseiam suas análises em informações 'críveis'.

Grande parte da comunidade internacional, com os Estados Unidos e Israel à frente, acusam o regime iraniano de esconder sob seu programa civil outro de natureza clandestina e caráter militar, cujo objetivo seria produzir bombas nucleares, o que o Irã nega.

O Irã afirma que seus esforços no campo nuclear têm como único objetivo o uso pacífico da energia e tecnologia atômicas. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.