Investigações: "Tenho o direito absoluto de me perdoar", diz Trump

Fala do presidente americano se refere às investigações sobre a possível interferência da Rússia nas eleições 2016

São Paulo - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira possuir o "direito absoluto" de conceder um perdão presidencial a si mesmo na hipótese de a investigação do conselheiro especial Robert Mueller implicá-lo em práticas irregulares, como a de obstrução de justiça, no caso sobre interferência da Rússia nas eleições americanas de 2016.

"Assim como foi constatado por numerosos juristas, tenho o direito absoluto de PERDOAR a mim mesmo, mas por que eu faria isso se eu não fiz nada de errado? Enquanto isso, a caça às bruxas sem fim, liderada por 13 democratas muito raivosos e conflituosos (& outros), continua eleições legislativas adentro!", escreveu Trump em sua conta no Twitter, referindo-se à apuração conduzida por Mueller.

No domingo, Rudy Giuliani, um dos advogados de Trump, disse que o presidente poderia legalmente conceder um perdão a si mesmo. "Não há nada que limite o poder presidencial de perdão por um crime federal", ele alegou, acrescentando, contudo, que esse cenário seria "impensável" e "levaria a provavelmente um impeachment imediato".

Investigações

Embora Trump não tenha sido acusado, especula-se sobre as intenções do procurador que investiga a trama russa, Robert Mueller, caso sejam encontradas provas contra o presidente. Mais precisamente, os rumores apontam que Mueller poderia atribuir um crime de obstrução à Justiça.

O presidente vem questionando insistentemente o trabalho de Mueller, que há um ano que investiga a suposta interferência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016, bem como a ligação entre a campanha republicana e oficiais russos.  Para Trump, no entanto, tudo não passa de "caça às bruxas".

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.