Hyundai apresenta BlueOn, 1º carro elétrico sul-coreano

Objetivo da montadora é que, até 2015, pelo menos 10% da frota de passeio na Coreia do Sul não utilize gasolina

Seul - O maior fabricante de automóveis sul-coreano, Hyundai Motor, apresentou hoje em Seul seu primeiro veículo com motor elétrico, o BlueOn, com o objetivo de que em 2015 cerca de 10% dos carros de passeio do país não utilizem gasolina.

Apresentado nesta quinta-feira ao presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, dois anos antes do previsto, o modelo é baseado no i10 e poderá percorrer 140 quilômetros com uma só carga e alcançar velocidade máxima de 130 km/h. Até agora o preço que o carro chegará ao mercado não foi divulgado.

Coincidindo com a apresentação, o Governo sul-coreano anunciou que o país começará a produzir em grande escala automóveis elétricos a partir de 2011 e criará programas de financiamento para que os organismos públicos adquiram estes veículos.

A iniciativa tem a intenção de pagar 50% da despesa adicional que representa uma instituição pública comprar um carro elétrico em substituição a um com motor de combustão convencional.

Coreia do Sul espera que, em 2015, 10% dos carros de passeio vendidos no país asiático tenham motor elétrico, proporção que querem aumentar até 20% em 2020.

O BlueOn irá competir com pioneiros japoneses, como o i-MiEV de Mitsubishi Motors e o Leaf de Nissan, que serão comercializados na Europa a partir do fim deste ano.

Leia mais notícias sobre tecnologias limpas

Confira a galeria de carros elétricos do site EXAME

Siga as notícias do site EXAME sobre Meio Ambiente e Energia no Twitter

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.