Hungria finaliza novo dique contra inundações tóxicas

Estrutura chega a 1500 metros, em vez dos anteriormente anunciados 500 metros

Budapeste - Um dique que está sendo construído na cidade húngara de Kolontar para enfrentar uma possível nova inundação de lama tóxica será concluída na noite desta segunda-feira, anunciou o governo local.

"O novo dique está 70% concluído", afirmou Tibor Dobson, coordenador dos serviços de combate às catástrofes.

"O dique não será de 400-500 metros de comprimento, como foi anunciado anteriormente, e sim de 1.500 metros", explicou Dobson.

De acordo com o coordenador, 1.050 metros já foram construídos. O dique terá 30 metros de comprimento na base e quatro metros de altura.

Os 800 habitantes de Kolontar serão informados nesta segunda-feira sobre a possível data de retorno. Eles foram obrigados a deixar suas casas de maneira urgente no sábado - com exceção de 24 que se recusaram a deixar a localidade - pelo temor de uma segunda inundação.

No dia 4 de outubro, um vazamento de lama vermelha tóxica procedente de um depósito da fábrica de alumínio de Ajka afetou várias localidades próximas. As causas do acidente, que deixou sete mortos e 150 feridos, ainda são desconhecidas.

Leia mais notícias sobre o meio ambiente

Siga as notícias do site EXAME sobre Meio Ambiente e Energia no Twitter

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.