Guterres oferece ajuda da ONU à Guatemala após erupção vulcânica

Pelo menos 30 pessoas morreram pela violenta erupção no domingo (3) do vulcão de Fogo, a cinquenta quilômetros da capital do país

As Nações Unidas - O secretário-geral da ONU, António Guterres, transferiu nesta segunda-feira sua solidariedade à Guatemala após a devastação causada pela erupção do vulcão de Fogo e disse que a organização está pronta para apoiar os trabalhos de resgate e assistência.

Guterres se declarou "profundamente entristecido pela trágica perda de vidas e pelos significativos danos" causados pela erupção de domingo.

Através de seu porta-voz, Stéphane Dujarric, o diplomata português transferiu suas condolências às famílias das vítimas e ao Governo e ao povo guatemalteco.

"As Nações Unidas se solidarizam com a Guatemala e darão apoio aos esforços nacionais de resgate e socorro", disse Dujarric aos jornalistas.

O Sistema das Nações Unidas na Guatemala já tinha expressado previamente sua solidariedade com os familiares das vítimas e disposição de apoiar o Governo para atender a emergência.

Pelo menos 30 pessoas morreram pela violenta erupção no domingo do vulcão de Fogo, situado a cinquenta quilômetros da capital guatemalteca.

Uma nova explosão nesta segunda-feira suspendeu de forma temporária os trabalhos de busca, explicaram socorristas a emissoras locais.

 

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.