Grécia abre centros públicos para sem-teto pela onda de frio

Crise econômica fez o número de sem-teto aumentar 25% em 2011; nevasca atingiu o país nesta quarta-feira

Atenas - A prefeitura de Atenas decidiu abrir um centro esportivo e três culturais municipais para abrigar os sem-tetos devido à onda de frio que atinge a região e causou nesta quarta uma incomum nevasca na capital grega.

Em Salônica, a prefeitura disponibilizou dois centros de atenção aos idosos para os moradores de rua, além de uma escola.

Devido à crise econômica que assola o país e ao aumento do desemprego, o número de sem-teto subiu 25% no ano passado e já são mais de 20 mil os indigentes em toda a Grécia, conforme várias ONGs ouvidas pela 'Agência Efe'.

Nos últimos meses, ocorreram diversas mortes de moradores de rua, o que levou as autoridades a adotarem medidas. A partir desta quarta, funcionários municipais e voluntários de ONGs percorrerão as ruas de Atenas distribuindo cobertores aos que não quiserem ir para os centros municipais de acolhida.

As temperaturas chegaram a quase zero grau na capital do país nesta quarta, enquanto no norte os termômetros marcaram mínimas de 15 graus negativos em Kaimaktsalan e Evros.

A imprensa grega informou sobre a morte de duas pessoas, apesar de até o momento não haver confirmação oficial.

Em várias regiões do norte do país, atingidas pelas nevascas, o Ministério da Educação ordenou o fechamento das escolas até o fim das tempestades. No entanto, as principais rodovias e estradas gregas não foram muito afetadas e o funcionamento do trânsito é normal. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.