Mundo

Governante do Kuwait, emir xeque Sabah morre aos 91 anos

O xeque de 91 anos governava o Kuwait desde 2006 e dirigiu a política externa do país por mais de 50 anos

Não se espera que uma sucessão afete a política de petróleo do Kuwait (Chesnot / Colaborador/Getty Images)

Não se espera que uma sucessão afete a política de petróleo do Kuwait (Chesnot / Colaborador/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 29 de setembro de 2020 às 12h25.

Última atualização em 29 de setembro de 2020 às 12h26.

O emir xeque Sabah al-Ahmad al-Sabah, governante do Kuwait, morreu, informou seu gabinete em um comunicado transmitido na televisão estatal nesta terça-feira.

O xeque Sabah, de 91 anos, governava o produtor de petróleo do Golfo Árabe e aliado dos Estados Unidos desde 2006 e dirigiu a política externa do país por mais de 50 anos. Seu sucessor designado é seu irmão, o príncipe herdeiro xeque Nawaf al-Ahmad al-Sabah.

"Com a maior tristeza e pesar pelo povo do Kuwait, pelo mundo islâmico e árabe e pelas pessoas de nações amigas, o Emiri Diwan lamenta a morte do xeque Sabah al-Ahmad al-Jaber al-Sabah, o emir do Kuwait", seu gabinete disse.

O xeque Sabah procurou equilibrar as relações com vizinhos do Kuwait --criando laços mais próximos com a Arábia Saudita, reconstruindo ligações com o ex-ocupante Iraque e mantendo um diálogo aberto com o Irã. Ele tentou mediar uma disputa no Golfo que levou Riad e seus aliados a imporem um boicote ao Catar.

Não se espera que uma sucessão afete a política de petróleo ou a estratégia de investimento estrangeiro por meio da Kuweit Investment Authority, um dos maiores fundos soberanos do mundo. A política do petróleo é definida pelo Conselho Supremo do Petróleo do país, que é nomeado pelo emir.

A escolha do novo emir para príncipe herdeiro e primeiro-ministro --que teria a tarefa de administrar a relação muitas vezes difícil do governo com o Parlamento-- será observada de perto, especialmente em um momento em que as finanças do Kuwait estão tensas pelos preços baixos do petróleo e pela pandemia do coronavírus.

Acompanhe tudo sobre:KuwaitMortes

Mais de Mundo

Drone ucraniano atinge prédio de 37 andares na Rússia; veja vídeo

Sobe para cinco o número de mortos em ataque a Mercado de Natal na Alemanha

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD