Mundo

Furacão deixa pescadores desaparecidos e 10 mil desabrigados

Três pescadores mexicanos estavam desaparecidos após a passagem do furacão Marie, que deixou mais de 10 mil desabrigados no sul do país

Imagem de satélite do furacão Marie: furacão baixou de categoria nas últimas horas (AFP)

Imagem de satélite do furacão Marie: furacão baixou de categoria nas últimas horas (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2014 às 13h12.

Cabo San Lucas - Três pescadores mexicanos estavam desaparecidos desde domingo no estado de "Baja California Sur" (noroeste) após a passagem do furacão Marie, que, nas últimas horas, baixou de categoria, e que deixou mais de 10.000 desabrigados em Oaxaca (sul).

"Infelizmente temos três pescadores desaparecidos", informou à imprensa Wenceslao Petit, diretor da Defesa Civil do centro turístico de San José de los Cabos.

A Marinha foi acionada para resgatar a embarcação "Tio Chori", que havia partido no domingo com sete pescadores a bordo, mas que naufragou depois de ser atingido por fortes ondes.

Quatro pescadores conseguiram nadar até a praia, e os outros três seguem desaparecidos.

Além disso, o governo de Oaxaca, um dos estados mais pobres do país, declarou situação de emergência em dez municípios afetados pela tempestade, com mais de 10 mil famílias desabrigadas.

Marie, o oitavo furacão desta temporada na costa do Pacífico, estava a 741 km da localidade turística de Los Cabos, em Baja California, segundo o Sistema Meteorológico Nacional (SMN).

O ciclone se afasta da costa do México a uma velocidade de 19 km por hora, com ventos de 232 km por a hora e rajadas de 278 km/h.

Para esta segunda-feira, o serviço de meteorologia alerta para fortes chuvas nos estados de Baja California Sur, Sonora, Sinaloa e Nayarit (oeste) e menos intensas em Chihuahua, Jalisco, Colima, Michoacán (oeste) e Guerrero (sul).

Ondas fortes também são esperadas nesses estados.

As autoridades recomendam aos habitantes dessas regiões para o risco de deslizamentos de terra e transbordamento de rios.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisFuracõesMéxico

Mais de Mundo

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Trump conversa com Zelensky e promete "negociação" e "fim da guerra" na Ucrânia

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Mais na Exame