França deteve 557 torcedores na Eurocopa por atos violentos

Para o ministro, desde então, foram tomadas "decisões firmes" com as quais as autoridades conseguiram "evitar que haja novas batalhas campais"

Paris - As forças de segurança da França prenderam, desde o começo da Eurocopa, 557 torcedores por participar de atos de violência, sendo que 21 deles foram expulsos do país, anunciou nesta segunda-feira o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve.

Cazeneuve, que presidiu uma reunião sobre o esquema de segurança para analisar o avanço da competição com metade das partidas das partidas já disputada, considerou que as autoridades corrigiram os problemas apresentados após os distúrbios registrados em Marselha no último dia 11, antes do duelo entre Rússia e Inglaterra.

Para o ministro, desde então, foram tomadas "decisões firmes" com as quais as autoridades conseguiram "evitar que haja novas batalhas campais nos centros das cidades", onde a Eurocopa é disputada.

Cazeneuve informou que das 557 pessoas detidas, 344 seguem presas. Algumas delas já foram condenadas, inclusive a "penas de prisão firme", segundo o ministro.

Sobre os 21 expulsos, Cazeneuve disse que dez deles já foram proibidos de entrar na França e o mesmo ocorrerá posteriormente com os demais.

O ministro, que lembrou que estão mobilizados 70 mil agentes no na Eurocopa, estimou que a segurança das zonas de torcedores está "corretamente garantida", embora voltou a reiterar que "o risco zero não existe" e que a principal ameaça continua sendo o terrorismo.

"A totalidade das medidas que tomamos não implicam o risco zero", repetiu após voltar insistir que não se pode descartar a ação de um grupo isolado durante o torneio.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.