Mundo

França: Ativistas intimidam revista que chamou o líder turco de "ditador"

Apoiadores de Recep Tayyip Erdogan obrigaram jornaleiros franceses a tirar do mercado edição da revista Le Point com título provocador ao líder turco

Erdogan: presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que é "inaceitável" a retirada das bancas das revistas sobre o líder turco (Wolfgang Rattay/Reuters)

Erdogan: presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que é "inaceitável" a retirada das bancas das revistas sobre o líder turco (Wolfgang Rattay/Reuters)

A

AFP

Publicado em 28 de maio de 2018 às 21h30.

Última atualização em 28 de maio de 2018 às 22h36.

A revista francesa Le Point denunciou uma campanha de assédio e intimidação por parte de apoiadores do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, depois de publicar uma foto sua na capa de sua última edição como "o ditador".

A polícia foi mobilizada neste final de semana em Pontet, nos arredores de Avignon, no sul da França, depois que um grupo de ativistas pró-Erdogan obrigaram um jornaleiro a tirar as capas da revista de seu estabelecimento.

A capa do último número do semanário mostra um retrato do presidente turco sob o título "O ditador. Até onde irá Erdogan?"

Segundo a Le Point, outros apoiadores pediram a retirada da revista de uma banca na cidade de Valence, também no sul do país.

"Após uma semana de assédio, insultos, intimidação, injúrias antissemitas e ameaças contra nós nas redes sociais, chega a hora de os simpatizantes (do partido do presidente turco) AKP atacarem os símbolos da liberdade de expressão e da pluralidade da imprensa", denunciou Le Point em um artigo em seu site.

O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou nesta segunda-feira à noite que a retirada dessas capas dos jornaleiros é "inaceitável".

"A liberdade de imprensa não tem preço: sem ela, é a ditadura", disse o presidente no Twitter.

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame