Forças leais a Kadafi bombardeiam Brega pelo 3º dia seguido

Incidente ocorreu na madrugada de 4 de março. Cidade está em poder dos rebeldes

Benghazi – Forças aéreas leais ao líder da Líbia, Muammar Kadafi, voltaram a bombardear nesta sexta-feira, pelo terceiro dia consecutivo, a cidade petrolífera de Brega, em poder dos rebeldes, informou a emissora “Al Arabiya”.

O alvo do ataque, segundo o canal de televisão, era uma das instalações petrolíferas de Brega, cerca de 200 quilômetros ao oeste de Benghazi e cujo controle é essencial para a provisão elétrica da região do país que é controlada pelos rebeldes.

A cidade também é a rota de acesso à própria Benghazi.

Ainda de acordo com a emissora, voluntários armados foram destacados da vizinha Ajdabiya para Brega, um dos centros vitais para a indústria petrolífera do país.

Ontem se viveu uma jornada de luto em Ajdabiya, onde foram enterradas seis das 12 vítimas fatais deixadas pelo ataque das forças leais a Kadafi na quarta-feira.

Durante a madrugada o movimento pró-Kadafi lançou uma ofensiva que foi repelida pelos milicianos, que conseguiram expulsar do aeroporto de Brega os homens que apoiam o ditador.

Embora tenham ocorrido ataques aéreos nos três últimos dias sobre esta cidade, as forças leais ao coronel líbio ainda não mobilizaram suficientes tropas terrestres para alcançar seu objetivo.

As metas do regime em Brega são cortar a provisão elétrica de Benghazi e proteger as rotas de acesso a Trípoli, a capital da Líbia.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.